terça-feira, 3 de abril de 2012

Título de Eleitor

Quem deve se alistar como eleitor?

  • Todo brasileiro nato ou naturalizado, com idade entre 18 e 70 anos e os portugueses que optarem por exercer seus direitos políticos no Brasil, com base no Tratado da Amizade;
  • O alistamento e o voto são facultativos para os analfabetos e para aqueles com idade entre 16 e 18 anos ou maiores de 70 anos.

Onde requerer o título de eleitor pela primeira vez?

  • O eleitor deve comparecer à Zona Eleitoral (148) responsável por seu domicílio ou à Unidade de Atendimento ao Eleitor, localizada na Sede do TRE-RJ.
  • Rua Mário de Brito, 129 loja 3 (Perto do Segundo Módulo da Rodoviária de Piabetá).
Rua Mário de Brito, sentido TRE
Rua Mário de Brito, sentido TRE
Próximo ao TRE
TRE
Rua Mário de Brito, sentido Rodoviária

Documentos necessários:

  • Carteira de Identidade ou carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional ou certidão de nascimento ou casamento, extraída do Registro Civil. (Não serão aceitos o modelo de Passaporte que não contiver os dados referentes à filiação nem a Carteira Nacional de Habilitação - CNH, por não conter a nacionalidade);
  • Se eleitor do sexo masculino, deverá também apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar (de 1º de julho do ano em que completar 18 anos até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos);
  • Comprovante de residência.

Até quando pode ser solicitado o título?

  • Nos anos em que não houver Eleição, a inscrição eleitoral poderá ser requerida a qualquer momento. Nos anos em que houver Eleição, tal operação deverá ser requerida até 151 dias antes da data da Eleição.
  • No ano de 2012, até o dia 9 de maio.

O título pode ser solicitado por terceiros, pelo Correio ou emitido pela internet?

  • Não. É necessário comparecer pessoalmente ao cartório eleitoral.
  • É possível iniciar o atendimento, agendamento, por meio da internet utilizando o serviço Título NET, que deverá ser concluído na Zona Eleitoral responsável por seu domicílio ou na Unidade de Atendimento ao Eleitor da Sede do TRE-RJ.

27 comentários:

  1. Ja esta tendo a biometria em mage???

    ResponderExcluir
  2. No caso quero fazer a transferência do município de Caxias para magè . Quais documentos devo levar neste caso?

    ResponderExcluir
  3. No caso quero fazer a transferência do município de Caxias para magè . Quais documentos devo levar neste caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Identidade (RG), Título de Eleitor e Comprovante de Residência.

      Excluir
  4. Isso fica em Piabetá ou em Fragoso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fragoso não tem Rodoviária...
      Fica em Piabetá perto do Segundo Módulo da Rodoviária (Ônibus Intermunicipais).

      Excluir
  5. greicianejesus.jesus@gmail.com31 de março de 2016 às 16:43

    Não estou conseguindo fazer um agendamento para acrescentar o nome de casado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualizei o link. Tente neste site http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/pre-atendimento-eleitoral-titulo-net/titulo-net

      Excluir
    2. esse endereço e velho tem que atualizar o cartório agora fica depois d novo mundo

      Excluir
  6. Tenho q atualizar o título,pois me casei e preciso mudar meu estado civil.
    Como eu faço???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, desculpe-me pela demora.
      O prazo para alterações no Título de Eleitor já foi encerrado este ano por ser ano eleitoral. Mas para votar só precisará apresentar um documento oficial com foto, e caso necessário informe a situação na hora da votação aos mesários que eles saberão o que fazer. Só após as eleições que você poderá fazer a mudança no Título.

      Excluir
  7. Bom dia .
    Já está disponibilizado a emissão do título de eleitor nesse começo de janeiro ?

    ResponderExcluir
  8. Pode me informar se já está cadastrando em Piabetá Magé. Biometria?

    ResponderExcluir
  9. Como faço pra cadastrar a biometria em Piabetá

    ResponderExcluir
  10. precisa fazer agendamento na internet ou e so ir e fazer ? boa tarde

    ResponderExcluir
  11. Como faço pra agendar a biometria

    ResponderExcluir
  12. Minha mãe precisa fazer a transferência do título de Nilópolis para a praia de Mauá.. é preciso agendar ou posso levá-la diretamente? Obrigado

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde quero tirar os titulo da minha filha e subrinha como eu agendo

    ResponderExcluir
  14. Oi
    Boa noite!!
    Gostaria de trocar meu nome de solteira para casada, e também transferi de Belém do Pará para magé.. Preciso agendar ou posso ir diretamente no endereço de VCS?? E qual o horário de funcionamento??

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de saber aonde e esse segundo módulo em piabeta pos nao sei aonde que e nao

    ResponderExcluir
  16. . Como eu faço para mudar meu título de eleitor para cá Piabetá

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde minha sogra tem 77 anos e preciso fazer a biometria

    ResponderExcluir
  18. Como faço pra justificar meu voto.
    Pois no colégio que eu voltei da outra vez, no dia da votação não constava meu nome no livro.
    E quero mudar o local de votação para o Colégio Alda

    ResponderExcluir
  19. Como eu faço pra agendar o título

    ResponderExcluir