segunda-feira, 14 de maio de 2012

Direto do site da Prefeitura


Programa Saúde na Escola será lançado amanhã

O Programa Saúde na Escola será lançado oficialmente nesta terça-feira, 15 de maio, para diretores e enfermeiros que participarão ativamente das atividades realizadas dentro das escolas. O programa que já iniciou em fase piloto no município, durante a Semana da Saúde, no mês de março, injetará oficialmente ações em relação a saúde e educação nas unidades municipais.
Ações ligadas a verificação da pesagem e medidas, atualização das cadernetas de vacinação, aferição da pressão arterial, identificação de possíveis doenças, realizando o encaminhamento se necessário das crianças aos Postos de Saúde da Família (PSF) no bairro onde moram.

Cada dia uma escola será contemplada com profissionais para a realização das medidas tomadas no programa, até o final do ano, incluindo capacitação de enfermeiros e educadores para avaliação oftálmica nos estudantes, triagem de acuidade visual, avaliação de higiene bucal, e verificação de estudantes sem registro civil, além do encaminhamento para o Conselho Tutelar de crianças com problemas de violência doméstica.
PSE é uma estratégia para a integração permanente dos setores de saúde e educação, com participação da comunidade escolar, envolvendo as equipes de saúde da família e da educação básica para o desenvolvimento pleno das crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário