sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Metrô Rio - Piabetá também tem ponto de coleta de brinquedos para crianças no Natal

As estações Siqueira Campos, Saens Peña, Vicente de Carvalho e Central do Metrô Rio serão postos de coleta de doações de brinquedos novos ou em bom estado para a campanha Natal Carioquíssimo, até o dia 19 de dezembro.

Os donativos serão distribuídos a crianças de instituições carentes e hospitalizadas. Além das quatro estações da concessionária há outros quatro pontos de coleta. São eles: Shopping 680 Copacabana, Boteco Salvação, Casa de artigos religiosos São Jorge e Academia A+ Fight Wellness.

Serviço: 
Estações: Siqueira Campos, Saens Peña, Vicente de Carvalho e Central.

Outros pontos de coleta: 
- Shopping 680 Copacabana - Av NS de Copacabana,680 (Doação no subsolo 1, em frente a escada rolante).
- Boteco Salvação (Grupo Matriz) - Rua Henrique de Novaes, nº 55. Botafogo.
- Casa de artigos religiosos São Jorge - Rua Cacequi, 511 Loja B - Vila da Penha.
- Academia A+ Fight Wellness - Rua Magé, 202 - Piabetá.

Fonte: G1

Prioridades da população mageense, veja o resultado da enquete: O QUE DEVE SER MELHORADO NOS PRÓXIMOS QUATRO ANOS EM MAGÉ? A SAÚDE

Hoje (30) à meia-noite, foi encerrada a enquete que fez o mageense, principalmente os moradores do Sexto Distrito, dizer o que deve ser melhorado nos próximos quatros anos. Venceu, desde o inicio da votação, a SAÚDE, com 80% dos votos. Outro ponto importante foi o EMPREGO, que recebeu 71% dos votos.

A enquete obteve 285 votos, sendo 228 votos para a Saúde, 205 para o Emprego, 191-Transporte, 184-Educação e 155-Abastecimento de Água. O participante poderia escolher mais de uma opção na hora de votar.

Esse resultado será apresentado ao Prefeito, Nestor Vidal, e será acompanhado e cobrado pelo Blog. A partir de janeiro de 2013, o prefeito reeleito terá conhecimento desta enquete, e servirá como um levante de opiniões dos leitores do Blog, que já possui mais de 25 mil visualizações.

A prioridade é nessa ordem:

  1. Saúde, Emprego, Transporte, Educação, 
  2. Abastecimento de Água, Saneamento Básico, Esporte/Lazer/Cultura, 
  3. Segurança, Meio Ambiente/Turismo, Assistência Social, 
  4. Iluminação e Plano Diretor/Orçamento. 


Resultado da Enquete:

SAÚDE
  228 (80%)
 
EDUCAÇÃO
  184 (64%)
 
TRANSPORTE
  191 (67%)
 
EMPREGO
  205 (71%)
 
ILUMINAÇÃO
  104 (36%)
 
ASSISTÊNCIA SOCIAL
  115 (40%)
 
ESPORTE/LAZER/CULTURA
  144 (50%)
 
MEIO AMBIENTE/TURISMO
  121 (42%)
 
SANEAMENTO BÁSICO
  144 (50%)
 
ABASTECIMENTO DE ÁGUA
  155 (54%)
 
SEGURANÇA
  133 (46%)
 
PLANO DIRETOR/ORÇAMENTO
  93 (32%)
 

Total de Votos: 285 

Com veto parcial, Dilma não altera os contratos atuais, mantendo os royalties dos produtores


A presidente Dilma Rousseff decidiu vetar o artigo 3º do projeto de lei aprovado no Congresso que diminuía a parcela de royalties e da participação especial dos contratos em vigor destinada a estados e municípios produtores de petróleo. O veto, anunciado nesta sexta (30), era uma reivindicação de estados como Rio de Janeiro e Espírito Santo, dois dos principais produtores.
Dilma também decidiu editar uma medida provisória na qual destina para a educação 100% dos royalties de estados e municípios provenientes dos contratos futuros de concessão de áreas para exploração de petróleo.
Royalties são tributos pagos ao governo federal pelas empresas que exploram petróleo, como forma de compensação por possíveis danos ambientais causados pela extração. Participação especial é a reparação pela exploração de grandes campos de extração, como da camada pré-sal descoberta na costa brasileira recentemente.
O anúncio do veto foi feito em entrevista coletiva no Palácio do Planalto pelos ministros Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Aloizio Mercadante (Educação), Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Edison Lobão (Minas e Energia) na tarde desta sexta (30), último dia do prazo que a presidente dispunha para assinar a sanção do projeto aprovado pela Câmara.
Segundo a ministra Gleisi Hoffmann, além do veto integral ao artigo 3º da lei aprovada no Congresso, foram vetados "quatro ou cinco" trechos do texto para adaptações e ajuste de educação. A decisão presidencial sobre os royalties do petróleo será publicada na íntegra na edição de segunda-feira do "Diário Oficial da União"
Com o veto presidencial, fica mantida a atual distribuição dos recursos a estados e municípios produtores dos campos atualmente em exploração.
"O veto colocado ao artigo 3º na lei criada pelo Congresso resguarda exatamente os contratos estabelecidos e também tem o objetivo de fazer a correção das distribuições dos percentuais de royalties ao longo do tempo [...]. A presidenta procurou conservar em sua grande maioria as deliberações do Congresso Nacional, garantindo contudo a distribuição de recursos para a educação brasileira", declarou Gleisi Hoffmann.
Segundo o ministro Edison Lobão, "o que se está fazendo é o aperfeiçoamento da lei, mantendo por outro lado aquilo que o Congresso Nacional deliberou para o regime de partilhas daqui para a frente".
De acordo com a ministra Ideli Salvatti, os vetos têm embasamento constitucional. "Aquilo que não feriu a Constituição foi preservado, respeitando aquilo que o Congresso Nacional aprovou", declarou.
O ministro Aloizio Mercadante disse que, com a decisão, a presidente Dilma Rousseff não mexe nos contratos passados para não gerar uma "tensão federativa".
Futuros camposNo caso dos futuros campos de extração de petróleo, fica mantida a distribuição de royalties definida no projeto aprovado pelo Congresso, pela qual a parcela dos estados produtores de petróleo diminui e a dos não produtores aumenta.
Com isso, a parte dos estados e municípios não produtores, que atualmente é de 7% e 1,75%, respectivamente, passa, em 2013, para 21% (nos dois casos). Em 2020, a parcela aumentaria para 27% do total arrecadado pela União.
Os estados produtores, que hoje recebem 26% do dinheiro, terão a fatia reduzida para 20% em 2013. Os municípios produtores passam dos atuais 26,25% para 15%, em 2013, chegando a 4%, em 2020.
A participação especial dos futuros campos de exploração, atualmente dividida entre União (50%), estado produtor (40%) e município produtor (10%), passaria a incluir estados e municípios onde não existe extração. Em 2013, tanto estados como municípios recebem 10%. Em 2020, 15%. A nova lei reduz a parcela atual de 40% destinada a estados produtores para 32%, em 2013, e para 20%, em 2020.
Medida provisória
O secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Marco Antonio Almeida, afirmou que a MP só valerá para novas concessões. "A medida provisória vai produzir efeito para novas concessões. A primeira rodada de licitações ocorrerá em maio e, até lá, a medida estará aprovada", disse.
A aplicação de 100% em educação se refere à arrecadação com os novos contratos. O valor, segundo o ministro Aloizio Mercadante, é um acréscimo ao mínimo constitucional exigido atualmente.
"O município tem que aplicar 25%, os estados 25% e a União 18% [das receitas]. Então, a receita do petróleo é acima dos 25% dos municípios, acima dos 25% dos estados e acima dos 18% da União. Ou seja, é um acréscimo da receita efetiva. O que vier de receitas do petróleo é para acrescer ao mínimo constitucional", disse Mercadante.
Também irão para a educação 50% dos rendimentos do Fundo Social, que é uma poupança pública com base em receitas da União. Esse fundo foi criado em 2010 e visa a aplicação em programas e projetos de combate à pobreza, educação, cultura, esporte, saúde, entre outros.
Mercadante afirmou que a nova lei será um “legado futuro para as próximas gerações”. O governo , disse, não quer “repetir os erros das grandes nações exportadoras de petróleo”.
Segundo ele, a receita do petróleo “vai preparar o Brasil para o Brasil pós-petróleo, porque os royalties são uma riqueza que tem que ser investida para preparar o Brasil para quando o Brasil não tiver essa riqueza, que não é renovável”, disse.
CorreçõesO ministro Mercadante esclareceu que a MP também corrige questões relativas ao texto aprovado no Congresso. Uma delas é a distribuição para contratos futuros de municípios afetados, por onde passam as embarcações de exploração.
Segundo o ministro, no projeto aprovado no Congresso, a distribuição relativa à arrecadação de royalties somava 101% a partir de 2017. Por conta disso, a MP trará novamente a divisão dos contratos futuros.
Fonte: G1


quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Site da Prefeitura: Cadastrados em balcão de empregos municipal participam de processo seletivo


A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego, Habitação e Geração de Renda convocou nesta quinta-feira (29), 18 pessoas para uma entrevista de emprego para a empresa Elfe Óleo e Gás, que presta serviços para a Petrobrás, na área de operação e manutenção, construção, montagem e perfuração e produção.
O processo seletivo aconteceu nas instalações da própria Secretaria, e foram realizadas pelo Engenheiro da empresa, Guilherme Leal, e pelo Técnico em Planejamento, André Luiz Ferreira, que são responsáveis pela obra que tem início previsto até o dia 10 de dezembro, com a demolição de casas e muros em Suruí, onde serão implantados novos tubos.
 Para a fase inicial da obra serão necessários em média sete profissionais, sendo pedreiros, serventes e roçadores, mas segundo os responsáveis o número de contratados pode chegar a 40. Os profissionais receberão treinamento e terão todos os direitos trabalhistas, a começar com a carteira assinada, e a obra está prevista para durar 18 meses.
 A Elfe foi a terceira empresa a contar com a Secretaria somente no mês de novembro, na primeira quinzena foi a vez da Sky e da Reduc. Nas duas, as empresas recorreram aos cadastros do Balcão de Empregos disponível na Secretaria, e contrataram mageenses para prestar o serviço.
Para se cadastrar no Balcão de Empregos basta levar o currículo na Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego, Habitação e Geração de Renda, localizada no primeiro módulo da Rodoviária de Piabetá, na Avenida Santos Dumont, S/N.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Programa Bolsa Família

O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País. O Bolsa Família integra o Plano Brasil Sem Miséria (BSM), que tem como foco de atuação os 16 milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 70 mensais, e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.

O Bolsa Família possui três eixos principais focados na transferência de renda, condicionalidades e ações e programas complementares. A transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza. As condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social. Já as ações e programas complementares objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.

O Programa atende mais de 13 milhões de famílias em todo território nacional de acordo com o perfil e tipos de benefícios: o básico, o variável, o variável vinculado ao adolescente (BVJ), o variável gestante (BVG) e o variável nutriz (BVN) e o Benefício para Superação da Extrema Pobreza na Primeira Infância (BSP). Os valores dos benefícios pagos pelo PBF variam de acordo com as características de cada família - - considerando a renda mensal da família por pessoa, o número de crianças e adolescentes de até 17 anos, de gestantes, nutrizes e de componentes da família.


Documentos necessários:
A família deve apresentar um documento de identificação civil - Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade -  para cada um de seus membros, observando que, ao menos para o Responsável pela Unidade Familiar (RF), deve ser apresentado o Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou o Título de Eleitor. E para os maiores de 6 anos é necessário levar comprovantes de frequência escolar (Declaração), que pode ser retirado à qualquer momento na secretaria da escola.

Local:
Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos
Avenida Caioaba s/n, Centro de Piabetá - ao lado da DPO e da Farmácia Popular de  Piabetá.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Falta d'água na Vila Raquel - Reportagem do programa Fala Baixada

Falta d'água na Rua Sergipe, Vila Raquel, em Piabetá
Vídeo foi gravado e postado por uma telespectadora do programa, que foi ao ar no dia 26 de novembro de 2012 na CNT (Canal 9) às 10 da manhã.
Fonte: You Tube / Fala Baixada TV

Casos de dengue no país têm queda de 42% em dois anos, diz Ministério da Saúde


Houve redução de 78% de pacientes graves e 62% de mortes desde 2010.
No país, 5,7 milhões vivem em áreas de risco, de acordo com ministério.


O número de casos de dengue no Brasil sofreu uma redução de 42% entre 2010 e 2012, anunciou nesta terça-feira (27) o Ministério da Saúde, durante o lançamento de campanha nacional de mobilização contra a doença.
Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, o país registrou cerca de 500 mil casos da doença entre janeiro e novembro deste ano, contra 750 mil no ano passado e quase 1 milhão em 2010.
“Fizemos uma análise bem detalhada dos casos graves e óbitos. Em 2010, tivemos 17.027 casos graves, que podem incluir febre hemorrágica e exigem hospitalização. Este ano, foram 3.774, uma diminuição de 78%”, disse.
Em relação ao número de mortes, houve uma redução de 62% de 2010 até agora, segundo Barbosa. “Elencamos algumas intervenções relativamente simples e possíveis de ser implementadas no Brasil inteiro, como as poltronas de hidratação, que tiveram um resultado bastante positivo”, afirmou.
Porto Velho em alto risco
Atualmente, de acordo com o ministério, 5,7 milhões de brasileiros vivem em áreas de risco de dengue – sem considerar as pessoas que já tiveram a doença e, portanto, estão imunizadas contra um ou mais dos quatro sorotipos diferentes.
Entre as capitais, Porto Velho é única com risco neste momento, o que, com a chegada do verão e do calor – principalmente entre janeiro e maio –, deve se estender para outras cidades grandes.
“A Região Norte tem uma situação de chuvas diferente do restante do país. Agora, lá já está em um momento preocupante”, apontou Barbosa.
As informações são baseadas no Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa), que pega amostras aleatórias durante uma semana nas casas das pessoas à procura de larvas do inseto transmissor da dengue. Os índices de infestação considerados ideais devem ficar abaixo de 1%; entre 1% e 3,9%, é sinal amarelo; e acima de quatro, vermelho, com risco de epidemia – como é o caso da capital de Rondônia.
No Sudeste, os municípios em risco são: São Mateus (ES), Governador Valadares (MG) e Jundiaí (SP). No Centro-Oeste, é a cidade de Tapurah (MT). No Sul, Foz do Iguaçu, Martelândia Santa Helena e São Miguel do Iguaçu, todas no Paraná. No Nordeste, não foram citadas cidades em risco superior a 4%.
“Chegamos a 1.239 municípios analisados este ano, o que permite identificar não só a cidade, mas o bairro onde o índice de infestação é maior, para que sejam feitas limpeza urbana e uma mobilização comunitária”, disse o secretário.
Com esse número de cidades envolvidas, houve um aumento de 31% no alcance, segundo o ministério, e agora a avaliação é feita em muitos locais três vezes por ano, e não apenas uma – o que dá uma visão da dengue em diferentes épocas do ano.
O próximo LIRAa deve ser realizado no primeiro trimestre de 2013 e contará com 43 mil aparelhos eletrônicos portáteis, que serão fornecidos por meio de uma parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Essa ferramenta útil, usada em tempo real, vai melhorar o trabalho de campo dos agentes em 51 municípios em um primeiro momento. Depois, poderá ser usado em todo o país. O sistema já foi testado em Magé (RJ)”, disse Barbosa. Com isso, os dados recolhidos nas casas vão na mesma hora para o banco de dados das secretarias da Saúde, que poderão fazer um maior controle das áreas de risco.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, é muito comum mudar os focos dos mosquitos de um ano para o outro, tanto nos locais onde eles incidem quanto se são mais frequentes em vasos de plantas, ralos, utensílios domiciliares, caixas d’água, lixo, etc.
“Por isso, o LIRAa é uma fotografia, que se altera ao longo do ano e certamente será diferente daqui até a próxima versão, no início de 2013”, afirmou Padilha.
Outra ferramenta que está sendo usada pelo governo são as redes sociais. Em Maceió, por exemplo, duas semanas antes de os casos de dengue começarem a aparecer nos relatórios, apareceram registros das pessoas no Twitter, que se tornou uma forma de captar rumores e alertas os municípios sobre o que está acontecendo na região.
Vasos, água e lixo 
Existe uma diferença entre os locais preferidos do mosquito da dengue de uma região para outra do país, de acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa.
“No Sudeste, o foco predominante são vasos de plantas e outros depósitos domiciliares. No Nordeste, é o armazenamento de água, em caixas, tonéis, barris. No Sul e no Centro-Oeste, é o lixo. Já no Norte, é tanto o armazenamento de água quanto o lixo”, apontou.
Segundo Barbosa, onde o problema é o lixo, precisa haver mutirões de retirada. Nos locais em que a questão é a água, devem ser feitas vistorias de caixa d’água, com tampas bem vedadas, e tratamento adequado.
Na campanha de conscientização, também serão veiculados vídeos na mídia sobre como combater a dengue. Uma das peças fala: “Encontre e elimine todos os lugares onde o mosquito da dengue pode se reproduzir. Dengue, é fácil combater, só não pode esquecer.” Outro vídeo diz: “Os casos de dengue estão diminuindo, mas não deixe a prevenção de lado. O SUS treinou milhares de agentes para ações de combate. Conte com a ajuda dos familiares e dos vizinhos.”
Transição de governos
De acordo com o ministro, as transições de governos municipais neste fim de ano não pode atrapalhar o combate à dengue.
“Reforçamos essa preocupação para que as ações de controle não sejam interrompidas no período de troca de governo e de transição das secretarias. Isso seria um ataque, um crime contra a saúde publica”, destacou.
Atualmente, o sorotipo 1 da dengue é responsável pelo maior número de casos, mas o tipo 4 é o que causa maior preocupação do ministério, pois está circulando em 15 estados – principalmente no Norte, Nordeste, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro – e pode se espalhar. Caso isso aconteça, as pessoas que já tiveram outros tipos de dengue poderão ser pacientes mais graves, já que, quanto maior a reincidência, maior o risco de complicações e morte.
Entre os sintomas clássicos da dengue, estão manchas vermelhas pelo corpo, dor no corpo, de cabeça e no fundo dos olhos, febre, náuseas, cansaço e falta de apetite. Ao primeiro sinal, beba muito líquido, não tome nenhum remédio por conta própria e procure um médico.
Fonte: G1

Mascote da Copa 2014: Fuleco




'FULECO' É O NOME ESCOLHIDO PARA TATU-BOLA MASCOTE DA COPA-2014

NOME QUE MISTURA AS PALAVRAS FUTEBOL E ECOLOGIA RECEBEU 48% DOS VOTOS

O tatu-bola Fuleco é o mascote da Copa do Mundo de 2014 (Foto: Divulgação)
Mas convenhamos está mais para “fuleiro” mesmo, que não é a soma de nada e significa coisa ou pessoa de baixa qualidade.

O tatu-bola anunciado em setembro como mascote da Copa do Mundo de 2014 agora tem nome: vai se chamar Fuleco. O nome - uma mistura das palavras futebol e ecologia -  foi escolhido em votação na internet e foi o preferido para 48% dos 1,7 milhão de votos recebidos pelo site da federação. Os internautas podiam votar ainda nas opções Zuzeco (junção de azul e ecologia), que recebeu 31% dos votos, e Amijubi (amizade e júbilo), que foi responsável por 18% dos votos.

A ideia de escolher o tatu-bola para ser representado no mascote é excelente, afinal é um animal da nossa fauna e tem tudo a ver com futebol e coisa tal. Por que não usar “Ronaldo”? Fazendo a alusão ao maior goleador de todas as Copas: o brasileiro Ronaldo Nazário de Lima, que foi um fenômeno nos campos e nas refeições e tem o formato de uma “redonda”.
O que frustra nisso tudo é que existem pessoas que trabalham muito para criar nomes como Fuleco, Amijubi e Zuzeco, quando na verdade o melhor está nas coisas simples.
Infelizmente uma campanha nas redes sociais para que nenhum nome desses fosse escolhido fracassou, Boladinho é bem melhor. Agora é torcer para que o Fuleco seja campeão em 2014 ou ele será o mascote de um fracasso nacional.

Manifesto do Rio - 26 de novembro de 2012


O Rio de Janeiro vive um momento singular em sua história. Superou décadas de estagnação econômica, encontrou um caminho para a paz e se tornou o estado brasileiro com a maior capacidade de atração de investimentos públicos e privados. Essas vitórias são resultado do esforço de milhões de fluminenses em defesa de um ideal comum: o nosso estado. Por isso, quando essas conquistas estão sob ameaça, é hora de novamente ir às ruas.
Os royalties são um direito assegurado pela Constituição Federal, em decorrência dos impactos ambientais
e sociais causados pela exploração do petróleo. Também representam uma compensação em relação às perdas causadas pela mudança na tributação de ICMS do petróleo e seus derivados, o que prejudicou os estados produtores.
A perda desse benefício significa na prática a interrupção de projetos que preparam o Rio de Janeiro dos próximos anos. A disputa pelos royalties não é uma questão apenas de números, mas de princípios, de Justiça. Em todos os momentos que foi chamado à mesa de negociação, o Rio de Janeiro se mostrou disposto ao diálogo. Mas mantendo alguns pilares: o respeito aos direitos já assegurados e aos contratos já assinados.
A luta do Rio de Janeiro para assegurar esses direitos tem sido longa e incansável. Mais uma vez, portanto,
é preciso dar uma firme demonstração, reivindicando junto ao governo federal que cumpra o que foi acordado e vete o projeto aprovado no Congresso. Pois viola o pacto federativo e cria uma guerra sem vencedores. Mais uma vez estamos nas ruas para mostrar a força da nossa união e fazer valer a nossa voz: 

Veta, Dilma!

Manifesto em PDF

Site da Prefeitura: Mageenses participam de manifestação “em defesa do Rio”


Milhares de pessoas se uniram nesta terça-feira (26) para se manifestarem pedindo o veto da presidenta Dilma Roussef ao Projeto de Lei que modifica a partilha dos recursos financeiros gerados pelos royalties do Petróleo. Representando Magé, Nestor Vidal se juntou ao governador Sérgio Cabral, e aos prefeitos dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, deputados, senadores, autoridades políticas, e artistas que guiaram a marcha em direção à Cinelândia e também contou com o apoio dos estados de São Paulo e Espírito Santo.
VETA, DILMA!

“Nosso município está vivendo um momento de expansão e sabemos da importância de recursos dessa natureza para manter esse processo de crescimento. Diante da realidade de grandes eventos, o estado do Rio está na mesma situação. E por isso fiz questão de estar aqui e representar o apoio da minha cidade ao Rio de Janeiro e ao governador Sérgio Cabral’, disse o prefeito Nestor Vidal que acompanhou a passeata ao lado da primeira-dama, Selma Vidal.
Secretária de Assistência Social e DH, Selma Vaz Vidal e o Prefeito, Nestor Vidal

Foram 15 ônibus que partiram de diferentes pontos levando os mageenses para a manifestação, eles levaram faixas, placas e cartazes que reforçaram o apoio da cidade ao movimento “Contra a injustiça, em defesa do Rio”. Os caras pintadas voltaram às ruas mas desta vez com as cores da bandeira carioca.
Já na Cinelândia, no palco montado em frente à Câmara de Vereadores, a cantora Alcione puxou o coro com mais de 200 mil vozes que entoaram o Hino Nacional. Outra cantora desta vez, Fernanda Abreu, fez a leitura do manifesto que afirma: “projeto que redistribui os royalties viola o pacto federativo e cria uma guerra sem vencedores [...] o Rio atualmente vive um momento singular de desenvolvimento econômico após décadas de estagnação, sem os recursos dos royalties, projetos importantes ficarão comprometidos”. O documento também conta com um abaixo-assinado que estava circulando no evento que contou com a apresentações de pagode e funk, e cantores como Xuxa, Buchecha e Monobloco.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Serviços do Google saem do ar para parte dos usuários - Usuários reclamam do problema no Facebook

Serviços do Google como a pesquisa na web (Google.com.br), e-mail (Gmail), calendário, leitor RSS (reader), bate-papo (Gtalk), vídeos (YouTube), métricas de internet (Analytics) e documentos (Google Docs) estão fora do ar para parte dos usuários nesta segunda-feira (26). Ao tentar acessar as páginas, elas não carregam no navegador.
Está era a mensagem exibida no site:
502. Isso é um erro.
O servidor encontrou um erro temporário e não pôde concluir sua solicitação.
Por favor, tente novamente em 30 segundos. Isso é tudo o que sabemos.


Entretanto, outros usuários dizem que conseguem acessar os serviços normalmente.
Usuários usam redes sociais como Twitter e Facebook para reclamar que os serviços estão fora do ar e buscando informações sobre o ocorrido. Os termos "O Google", "#voltagoogle" e "GMail" aparecem entre os mais comentados no Twitter, com mensagens que falam do problema. Até mesmo o buscador da Microsoft, o "Bing", aparece nos trending topics como alternativa para as pesquisas na internet.
Procurado pelo G1, o Google informa que não há problemas no serviço. A reportagem também procurou a Embratel, que informou que não há problemas no  seu "link" que traz os dados de servidores dos Estados Unidos.
Em testes realizados pelo G1, foi possível acessar o site de pesquisas do Google e fazer buscas usando números do endereço IP do site de pesquisas da companhia. Para acessar, o usuário deve colocar os endereços "http://173.194.73.147" e "http://173.194.42.24" na barra de endereços do navegador. De acordo com o colunista de segurança digital do G1, Altieres Rohr, os números mudam de acordo com o provedor do usuário.
Fonte: G1

RJ prevê cortes no programa Bilhete Único se lei dos royalties for aprovada


Se for sancionado o projeto de lei de número 2565, que prevê a redistribuição dos royalties para todos os estados e municípios do país a partir de janeiro, o governo do Estado do Rio prevê cortes em programas como o Bilhete Único, além de cortes na manutenção das frotas da Polícia Militar, na conservação de rodovias e até mesmo na merenda escolar, entre outros projetos de inclusão social, já em 2013, segundo informou a Secretaria de Planejamento e Gestão do Rio.
De acordo com o secretário Sérgio Ruy Barbosa, os cortes seriam necessários para compensar parte das perdas de receita com os royalties, caso a presidente Dilma Rousseff sancione o projeto de lei. Segundo ele, o Estado gasta R$ 400 milhões por ano com o Bilhete Único e não haverá mais recursos para o programa, que reduz as tarifas com a integração de ônibus, trem e metrô e beneficia mais de  2 milhões de pessoas.
O projeto, que redistribui entre União, estados e municípios os tributos (royalties e participação especial) provenientes da exploração do petróleo, é do Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e foi aprovado pela Câmara no dia 6 deste mês.
Nesta segunda-feira (26), o governo do Estado promove ato público "Veta, Dilma", em defesa da manutenção da distribuição dos royalties do petróleo. O trânsito no Centro do Rio sofrerá mudanças. Trechos de duas das principais avenidas - a Presidente Vargas e a Rio Branco - serão interditados para a realização da passeata. A Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal montaram uma operação especial para manter a fluidez do trânsito nas proximidades manifestação. A SuperVia, o metrô e as barcas terão distribuição de bilhetes para os participantes.
Fonte: G1

sábado, 24 de novembro de 2012

Coral Mané Garrincha fará apresentação ao vivo, no ônibus-palco da Ampla e Secretaria de Cultura, e em várias cidades



Pelo terceiro ano consecutivo, o ônibus-palco do projeto cultural “Canto de Natal” levará gratuitamente o espetáculo do Coral Mané Garricha ao interior do estado. Patrocinada pela Ampla e pela Secretaria de Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a ação acontece das 18h às 22h.
Caminhão do Canto de Natal - Ampla (Foto: Divulgação)
Além de curtir a apresentação dos coralistas, os espectadores terão a chance de tirar fotografias instantâneas com o Papai Noel para levar de recordação.
Formado há 14 anos por alunos de um Ciep de Pau Grande, o Coral Mané Garricha foi selecionado para participar do “Canto de Natal” por sua forte atuação no interior do Rio de Janeiro. Os coralistas apresentarão sucessos natalinos, como “Jingle Bell”, “Noite Feliz” e “Sino de Belém”, além de um jingle criado especialmente para o projeto.
O público poderá enviar mensagens de natal a familiares, amigos e a população no site do projeto. Será possível ainda conferir no site a programação completa, os locais de parada nos 19 municípios e as fotos tiradas durante o evento em cada localidade.
“A meta do Canto de Natal é promover um espetáculo de qualidade e, claro, resgatar a tradição dos corais natalinos, utilizando a música para aproximar as pessoas e disseminar mensagens de paz, amor, prosperidade e solidariedade“, explica a gerente de Comunicação da Ampla, Janaina Vilella.
O ônibus-palco do projeto cultural “Canto de Natal” visitará  19 cidades no Estado.
Veja a programação:

Novembro
Dia 21 -  Macaé
Dia 22 -  São Pedro da Aldeia
Dia 23 - Araruama
Dia 24 - Cabo Frio
Dia 26 - Petrópolis
Dia 27 - Saracuruna
Dia 28 - Magé
Dia 30 - Silva Jardim

Dezembro
Dia 2  -  Santa Maria Madalena
Dia 3 -  Aperibé
Dia 5-   Campos dos Goytacazes
Dia 7 -  Rio das Ostras
Dia 8 -  Búzios
Dia 11-  Resende
Dia 14 - Angra dos Reis
Dia 16 - Maricá
Dia 17-  São Gonçalo
Dia 18 - Niterói
Dia 19 - Rio de Janeiro
Fonte: Canto de Natal / G1

A Madonna de Piabetá, conheça a xará "mageense" da rainha do pop

Ser Madonna não é nada fácil! Imagine então ser Madonna e morar em Magé! Essa é a história da nossa Madonna brasileira. Mais conhecida como Madonna Glaucielle, ela recebeu esse nome porque seu pai é super fã da rainha do pop. Nossa Madonna foi mãe aos 15 anos e luta para conseguir criar os dois filhos.
Madonna Glaucielle vive em Magé (Foto: Caldeirão do Huck/ TV globo)
Luciano Huck foi até a casa da nossa Madonna para conhecer um pouco mais sobre a vida da jovem de 24 anos, que tem sonhos simples, como um futuro melhor para os filhos e dar uma casa para a mãe e as irmãs. Seu dia para ser perfeito não precisa de muito: um belo dia de praia em Ipanema com os filhos já deixaria a nossa Madonna mais que feliz.

Fonte: TV Globo / Caldeirão do Huck

Site da Prefeitura: Secretaria de Meio Ambiente começa pré-operação de verão nas cachoeiras de Magé


Com o objetivo de conscientizar e sensibilizar moradores e comerciantes que estão próximos às cachoeiras de Magé, as equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foram nesta sexta-feira (23) na Cachoeira Grande, Cachoeirinha, Poço do Tamanqueiro e no Batatal, distribuindo material informativo e explicando sobre os cuidados com o meio ambiente.
Equipes de educação ambiental, fiscais do meio ambiente e guardas ambientais, se reuniram em uma força tarefa para incentivar a população a proteger as cachoeiras mageenses. “O primeiro trabalho que estamos fazendo é de informação e de educação ambiental, para que a partir de dezembro possamos começar o trabalho de fiscalização”, explicou o secretário Leandro Vidal.

A partir de dezembro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente começará a fiscalização nos locais que são mais frequentados no verão. A medida abrangerá banhistas, comércios, e transportes coletivos que chegarem às cachoeiras. O principal objetivo é conter o uso de vasilhames (que é proibido) e material que possam apresentar riscos aos banhistas e o excesso de ônibus. As excursões devem apresentar autorização expedida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente para vir ao município.
Para adquirir uma autorização basta procurar o setor de Protocolo da Prefeitura Municipal de Magé, quitar uma Taxa de Credenciamento e uma de Visitação (caso já seja credenciado, o grupo pagará somente a Taxa de Visitação), e pegar a autorização na Secretaria de Meio Ambiente. 

Site da Prefeitura: Nestor Vidal convoca a população mageense para a grande mobilização em defesa do Estado do Rio - VETA, DILMA!



Nesta segunda-feira (26) é dia de vestir a camisa do nosso estado e fazer parte da grande mobilização ‘Contra a Injustiça em Defesa do Rio’. A manifestação será às 14h na Candelária, Centro. Magé também vai fazer parte dessa luta, o prefeito Nestor Vidal convoca a população a saírem da cidade às 11h em ônibus que serão disponibilizados para transporte gratuito ao evento.
“Nossa cidade está vivendo um grande momento com desenvolvimento e crescimento. Tenho certeza que parte disso se deve ao potencial de investimentos que os royalties trazem ao nosso estado, e vamos todos atender a convocação do governador Sérgio Cabral e ir para a Candelária, caminhar de braços dados para lutar em defesa do Rio”, disse o prefeito.
Os pontos de encontro serão divulgados em breve aqui no site e nos perfis das redes sociais da Prefeitura.*

*Os pontos de encontro não foram divulgados no site da Prefeitura de Magé.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Professores do RJ poderão ganhar aumento de até R$ 4 mil após provas

A Secretaria de estado de Educação do Rio lançou nesta quarta-feira (21) o Programa de Certificação de Professores, um exame que pode dar aumento aos professores da rede estadual a partir de 2013. O reajuste pode chegar a até R$ 4 mil, de acordo com resultados dos docentes nas provas.
São três níveis de exame: no primeiro, o professor ganha aumento de até R$ 1 mil, caso seja aprovado. No nível dois, o reajuste é de até R$ 2 mil. No terceiro e último nível, o Certificado Master, o acréscimo salarial pode chegar a R$ 4 mil reais.
Ao obter a aprovação no primeiro nível, o docente poderá prestar o exame dos graus posteriores. Caso não passe em alguma das provas, o educador poderá fazer novamente a avaliação no ano seguinte.
Os docentes terão que renovar o certificado conquistado a cada cinco anos, com uma nova prova. Os aumentos conquistados não vão influenciar no plano de carreira dos docentes. Progressão de carreira e bônus continuam a dar reajuste salarial.
Professores com pelo menos um ano de magistério poderão realizar os exames. Eles deverão ainda aplicar o Currículo Mínimo, lançar notas no Conexão Educação, participar das avaliações externas e ter 90% de freqüência em sala de aula no ano.
Exemplos de progressão na carreira com a certificação:
Docente 30h semanais
2013 – Nível 1 – R$ 1.878 + R$ 1.000 = R$ 2.878
2014 – Nível 2 – R$ 1.878 + R$ 2.000 = R$ 3.878
2015 – Nível 3 – R$ 1.878 + R$ 4.000 = R$ 5.878

Portanto, com três anos de carreira, o docente poderá receber R$ 6.065, fora os reajustes anuais. E isso ainda sem contar com o bônus anual, caso sua unidade escolar atinja as metas pré-estabelecidas. Nesse valor também não estão sendo levadas em conta as gratificações incorporadas com a certificação externa já existente, como mestrado e doutorado, e que não deixam de ser uma certificação e faz o salário aumentar. A nova proposta é uma certificação a mais, só que interna.

Sem a certificação, um professor de 30h com três anos de magistério estaria recebendo cerca de R$ 2.100, sem considerar, obviamente, os reajustes anuais.

Ou seja, com a certificação, e com a mesma carga horária, o salário poderá ser até três vezes maior.

Fonte: SEEDUC / G1

Depois da Prefeitura de Duque de Caxias, agora é a vez da Prefeitura de Belford Roxo, ter a luz cortada por falta de pagamento


A concessionária Light informou que interrompeu o fornecimento de energia dos prédios da Prefeitura de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, na manhã desta quarta-feira (21/11/12), por conta de falta de pagamento. As informações são assessoria de imprensa da empresa.
A companhia não informou, porém, qual o valor da dívida da prefeitura ou os prédios que foram afetados pelo corte no fornecimento. A assessoria garantiu, apenas, que nenhum serviço essencial foi afetado.
O secretário de Comunicação da Prefeitura de Belford Roxo, Jorge Queiroz, confirmou que houve um equívoco que prejudicou o pagamento das contas. "Algumas contas foram pagas na sexta-feira (16), outras na segunda (19). Nesta quarta, a gente está quitando a conta do prédio principal da prefeitura", explicou.
Parece que está virando moda:
Light mantém Prefeitura e escola de Caxias sem luz
Para não ficar à luz de velas, a Prefeitura de Duque de Caxias teve que usar um gerador de energia, nesta quarta-feira (06/06/12).
Como as contas estão atrasadas, a Light cortou o fornecimento.
O alunos da Escola Municipal Amélia Câmara dos Santos não tiveram aula hoje por falta de luz na unidade.
A prefeitura e a Light estão fechando um acordo para quitar a dívida.

Fonte: G1 / Extra Online

Site da Prefeitura: Plano de habitação será apresentado em audiência pública nesta quinta (22)


O auditório da Casa do Empreendedor Barão de Mauá, em Magé, vai receber nesta quinta-feira (22) uma audiência pública para apresentação do Plano Local de Habitação de Interesse Social, o PLHIS. A partir das 9h, os participantes vão conhecer o documento que vai nortear as políticas públicas habitacionais do município, que foi finalizado após três anos de formação e adequação para atender às diretrizes nacionais estabelecidas pelo Ministério das Cidades.

O PLHIS é um instrumento político-administrativo que orienta as ações de uma cidade sobre o seu crescimento  habitacional, e tornar universal o acesso à moradia. O plano também é um requisito para que o município se enquadre nas diretrizes do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS), e sua apresentação é condição para o acesso aos recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).
A audiência pública é aberta à comunidade e o endereço da Casa do Empreendedor Barão de Mauá é Rua Sebastião Reis, 21, Centro – Magé, RJ.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Site da Prefeitura: Atleta do MMA apresenta seminário no Poliesportivo de Pau Grande


Ronaldo de Souza dos Santos, o Ronaldo Jacaré, colecionador de títulos como ex campeão no Strickeforce, cinco vezes campeão mundial absoluto de Jiu Jitsu e também lutador de MMA, esteve no Ginásio Poliesportivo Nelson Ferreira Lima em Pau Grande no domingo (18). Outros praticantes da arte marcial de Magé e outras cidades, como Cabo Frio e Macaé, puderam se encontrar com o lutador e aprender técnicas e golpes que tornam mais eficiente o ataque durante o combate.
Única mulher participante, Josiane Peçanha Galvão, adorou a experiência. “Achei muito legal, porque nunca teve um evento desse aqui em Magé. E as técnicas que ele ensina tem detalhes que fazem toda a diferença, valeu investir no encontro”, contou a moradora do Parque Caçula.

Jacaré, como é mais conhecido no mundo do tatame e no octógono, explicou mais sobre o que ensina nos seminários esportivos: - eu trago a minha vivência no dia-a-dia, o que aprendi lutando e adaptei ao meu estilo, como a maneira de estrangular e esquivar.
Em dezembro será a vez de Rafael Aghayev, fenômeno internacional do karatê, que virá pela primeira vez ao Brasil, e vai apresentar em Magé, também no Poliesportivo em Pau Grande, um seminário técnico que vai contar com a presença de Yashar Bashirov, presidente da Federação de Karatê do Azerbaidjão.

Agenda 21 Comperj - Como foram as Caravanas da Petrobras

As Caravanas da Petrobras chegaram ao fim e atingiram o objetivo de informar e apresentar o roteiro de elaboração de projetos sociais, além de tirar dúvidas dos participantes sobre os editais lançados pela empresa. Divididas em três categorias – AmbientalCultural e Desenvolvimento e Cidadania – a equipe percorreu oito dos quatorze municípios envolvidos na construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). 

Em Tanguá, por exemplo, sete membros do Fórum Local marcaram presença na reunião. De acordo com Nair Gomes, o encontro recebeu mais pessoas do que o esperado e foi importante para sanar dúvidas. “Recebemos pessoas de outros municípios e a apresentação foi bastante proveitosa, pois focou nas questões de cada localidade. Foram informações esclarecedoras e transmitidas de uma forma fácil”, afirmou. 

Outro Fórum que não perdeu a oportunidade foi o de Magé. De acordo com Dulce Regina de Araújo, coordenadora executiva do grupo, o método utilizado durante a apresentação fez toda a diferença e ajudou a incentivar ainda mais os participantes. “Depois do conhecimento que recebemos, espero que os moradores de Magé consigam elaborar projetos consistentes que possam ajudar a desenvolver nosso município”, explicou. 

O projeto inicial era levar as Caravanas para 30 cidades brasileiras, mas foi ampliado para os municípios do Comperj. Além de Tanguá e Magé, também receberam a Caravana Rio BonitoItaboraíSão GonçaloMaricá,Guapimirim Cachoeiras de Macacu.

Fonte: Agenda 21 Comperj